Primeiro script em PHPNeste tutorial vamos criar o nosso primeiro script com uma saída simples, que servirá para verificar se a instalação do nosso servidor foi bem feita (se não tiver nenhum servidor instalado no seu computador leia primeiro este artigo “Video aula – Como instalar o servidor Xampp“).

[clearboth]

<html>
<head>
<title>Primeiro Script em PHP</title>
</head>
<body>
<?php
echo "Primeiro Script";
?>
</body>
</html>

O comando ‘echo‘ tem como função imprimir uma mensagem na página, a mensagem tem de estar obrigatoriamente entre aspas simples (‘ ‘) ou entre aspas duplas (” “). Guarde o ficheiro com o conteúdo acima como “script1.php” no diretorio de documentos do Xampp (ou o Servidor escolhido), no caso do Xampp, o direcório de documentos é o (‘htdocs’) no caso do EasyPHP ou do Wampp é o diretório (‘www’). Abra uma janela no seu navegador e digite o endereço “http://localhost/script1.php”.

Primeiro script em PHP

Ao verificar-mos o código de fonte da página reparamos que nos é mostrado o seguinte:

<html>
<head><title>Aprendendo PHP</title></head>
<body>
Primeiro Script
</body>
</html>

Isso mostra como o PHP funciona. O script é executado no servidor, ficando disponível para o visitante apenas o resultado final. Agora vamos escrever um script que produza exatamente o mesmo resultado mas utilizando uma variável:

<html>
<head><title>Aprendendo PHP</title></head>
<body>
<?php
$texto = "Segundo Script";
echo $texto;
?>
</body>
</html>

Segundo script em PHP

O que acontece acima é bastante simples. Em primeiro lugar armazenamos uma string numa variável, mas o que é uma string? O conceito de string será estudado noutro tutorial, mas muito resumidamente uma string é um conjunto de caracteres, como uma frase. Não se esqueça, para declararmos variável utilizamos sempre o caracter ”$” e de seguida o nome da variável. Para atribuirmos um valor à variável, neste caso uma string, utilizamos o sinal de igual e de seguida o conteúdo que desejamos colocar na variável.

Depois de criada a variável utilizamos o comando “echo” para imprimir uma mensagem na página que neste caso é a mensagem ‘$texto‘ ou seja, o servidor irá substituir a variável ‘$texto‘ pelo seu valor sendo assim ‘echo $texto;‘ igual a ‘echo “Segundo Script”;‘.

Gostou deste tutorial? Então deixe um comentário abaixo!

 

Anúncios