Easyphp_logoO EasyPHP é software gratuito, que permite tornar o seu computador num servidor para testas os seus projectos antes de os publicar online. O EasyPHP é principalmente constituído pela base de dados MySQL, pelo servidor Apache, e o PHP. Bem, neste artigo não vou descrever o EasyPHP e as suas funcionalidades mas sim ensinar a configurar o servidor Apache de forma a que as outras máquinas da rede possam aceder aos seus projectos hospedados no seu servidor local. Para começarmos, precisamos primeiro de ter o servidor EasyPHP instalado na nossa máquina, se você não o tem pode baixa-lo gratuitamente no site oficial clicando “AQUI“. A instalação do EasyPHP é muito simples.

[clearboth]

Primeiro Passo – Iniciar o EasyPHP

Se você já instalou o EasyPHP no seu computador, agora inicie o servidor, clique com o botão direito do rato em cima do ícon do EasyPHP que se encontra na barra de tarefas ativas e clique em “Configuration” e depois em “Apache” como mostra a imagem abaixo.

Configuração do Apache no Easyphp

Segundo Passo – Encontrar o “#Listen”

O seu computador deve ter aberto a configuração do Apache, provavelmente com o Bloco de Notas. Clique em “Editar” -> “Localizar seguinte” no menu superior do Bloco de Notas, digite “#Listen” sem aspas e clique em “Localizar seguinte” até encontrar uma linha como a da imagem abaixo.

Encontrar #Listen no ApacheTerceiro Passo – Editar a Configuração do Apache

Após terminar o passo acima, adicione ao Apache as seguintes configurações:

Listen *:80
Listen *:8080

Como mostra a imagem abaixo:

Configurações do apache

Guarde o ficheiro e reinicie o servidor EasyPHP.

Reiniciar o EasyPHP

E pronto agora o Apache já lê outros endereços para além do Localhost, a partir daqui você já está pronto para criar mesmo um servidor online para que outras pessoas fora da sua rede possam aceder aos seus sites, basta ler esta série de tutoriais:

Como tornar o Xampp num Servidor Online

Nota: Apesar da série de tutoriais acima ter sido desenvolvida especialmente para o xampp, após completar tudo o que foi ensinado neste tutorial, você pode colocar o EasyPHP online da mesma que é colocado o xampp.

 Gostou do Tutorial? Então deixe um comentário abaixo!

Anúncios