Comentários em PHPOs comentários são pequenas frases ou pequenos textos que se encontram espalhados pelos script PHP com a finalidade de orientar o programador, ou seja, os comentários têm como objectivo descrever um determinado bloco de código, uma variável ou uma função, de forma a que um individuo que deseje editar um script PHP se oriente no meio de um enorme conjunto de códigos. Os comentários são opcionais num script apesar de quase todos os programadores experientes os utilizarem frequentemente.  Existem dois tipos de comentários no PHP, os comentários de uma só linha e os comentário de várias linhas. Os comentários de uma só linha são iniciados pelo caracter “#” ou por duas barras ( // ) e todo o textoque vier à frente é considerado um comentário.

[clearboth]

[toggle title=”Comentários de uma linha”]

<?php echo “teste”; #isto é um teste 
?>
<?php echo “teste”; //este teste é similar ao anterior 
?>

Os comentários com várias linhas têm como delimitadores os caracteres “/*” para o início do comentário e “*/” para o final do comentário.

[/toggle][toggle title=”Nota Importante”]

Nota Importante: Nunca coloque o delimitador de final de código PHP ( ?> ) dentro de um comentário, senão este não será reconhecido.

[/toggle]
[toggle title=”Comentários de várias linhas”]

<?php echo “teste”; /* Isto é um comentário com mais de uma linha, mas não 
funciona correctamente porque o delimitador do código PHP se encontra dentro 
do comentário. ?> */
<?php
echo “teste”; /* Isto é um comentário com mais
de uma linha que funciona correctamente.
*/
?>

Apesar de utilizarmos os caracteres “/*” e “*/” para criar-mos comentários com mais de uma linha, também os podemos utilizar para criar comentários de uma só linha, por exemplo:

<?php
echo “teste”; /* Este comentário só tem uma linha. */
?>

[/toggle]

Gostou do Tutorial? Então deixe um comentário abaixo!

Anúncios