Operadores Relacionais e Lógicos do COs operadores relacionais do C são utilizados para realizar comparações entre variáveis. Os operadores relacionais do C são:

[clearboth][toggle title=”Operadores relacionais do C”]

[styled_table]

Operador Ação
> Maior do que
>= Maior ou igual a
< Menor do que
<= Menor ou igual a
== Igual a
!= Diferente de

[/styled_table]

Os operadores relacionais retornam verdadeiro (‘1’) ou falso (‘0’). Para fazer operações com valores lógicos temos os operadores lógicos:

[/toggle]

[toggle title=”Operadores lógicos do C”]
[styled_table]

Operador Ação
&& AND (E)
|| OR (OU)
! NOT (NÃO)

[/styled_table]

Os operadores lógicos também retornam valores verdadeiros (‘1’) ou falsos (‘0’). Com os operadores relacionais e com os operadores lógicos podemos realizar uma vasta quantidade de testes. Abaixo consta uma tabela de exemplos de operações com os operadores lógicos:

[/toggle][toggle title=”Operações com operadores lógicos do C”]

[styled_table]

p q p AND q p OR q
falso falso falso falso
falso verdadeiro falso verdadeiro
verdadeiro falso falso verdadeiro
verdadeiro verdadeiro verdadeiro verdadeiro

[/styled_table]

[/toggle][toggle title=”Operadores lógicos Bit a Bit”]

O C permite que sejam feitas operações lógicas “bit-a-bit” em números. Ou seja, neste caso, o número é representado por sua forma binária e as operações são feitas em cada bit dele. Vamos imaginar o número ‘2’ armazenado na variável ‘i’ de 16 bit. A representação binária de i, será: 0000000000000010 (quinze zeros e um único 1 na segunda posição da direita para a esquerda). é possivel realizar operações em cada um dos bits deste número. Por exemplo, se fizermos a negação do número (operação binária ‘NOT’ que corresponde ao operador binário ‘~‘ no C), isto é, ~i, o número irá passar a ser o ‘1111111111111101’. As operações binárias ajudam os programadores que queiram trabalhar com o computador em “baixo nível”. As operações lógicas só podem ser utilizadas nos tipos charint long int. Os operadores são:

[styled_table]

Operador Ação
& AND
| OR
^ XOR (OR exclusivo)
~ NOT
>> Deslocamento de bits a direita
<< Deslocamento de bits a esquerda

[/styled_table]

Os operadores &, |, ^ e ~ são as operações lógicas bit a bit. A forma geral dos operadores de deslocamento é:

valor>>número_de_deslocamentos;
valor<<número_de_deslocamentos;

O número de deslocamentos indica o número de casas que cada bit irá ser deslocado. Por exemplo, para a variável anterior ‘i’ que armazena o número 2:

i<<3;

A expressão acima fará com que i passe a ter a representação binária: 0000000000010000, ou seja, o valor armazenado em i passa a ser igual a 16.

[/toggle]

Gostou do Tutorial? Então deixe um comentário!

Anúncios