Logótipo de plugins para o wordpressOs Plugins são ferramentas/módulos que permitem melhorar ou estender as funcionalidades padrão do WordPress. Com a utilização de plugins você pode melhorar o desempenho do seu site, optimizar facilmente o seu site para os mecanismos de busca (SEO), adicionar mais Widgets, Slideshows, links para redes sociais, e muito mais. O assunto deste artigo não é o que podemos fazer com plugins mais sim como instalar plugins no WordPress.

Existem duas formas de adicionar plugins ao seu site, uma delas passa pelo envio dos ficheiros do plugin, via FTP para a pasta “wp-content -> plugins” do seu site, mas não iremos abordar esta forma de instalação de plugins neste artigo porque para além ser mais complicada muitas pessoas não têm acesso FTP aos seus servidores.

Como Instalar Plugins através do Painel de Controlo do WordPress

Para instalar plugins através do painel de controlo do WordPress, inicie sessão no painel de controlo do seu site e clique em “Plugins -> Adicionar Novo” no menu lateral esquerdo do WordPress

Adicionar novo plugins wordpress

Na nova página que é apresentada, no espaço “procurar plugins”, digite o nome do plugin ou a funcionalidade de um plugin que pretende encontrar e clique em “Pesquisar Plugins”. Por exemplo, se quer encontrar um plugin para adicionar um formulário de contato ao seu site, digite no espaço procurar “contact” ou “contact form”, o importante é que digite poucas palavras e que estas sejam em inglês.

Procurar Plugins wordpress

Na nova página que é mostrada quando você clica em “Pesquisar Plugins”, leia a descrição dos vários plugins que lhe são apresentados e clique em instalar no que se adequa mais ao seu projecto.

Instalar plugins wordpress

Após clicar em “Instalar Agora” no plugin que pretende adicionar ao seu site/blog irá aparecer uma nova página que mostra o processo de instalação do plugin. Quando a instalação do plugin terminar clique em “Activar Plugin” para que este comece a funcionar correctamente no seu blog.

Activar plugin wordpress

E pronto acabou de instalar e activar um plugin no seu blog criado com WordPress.

Nota: Não é possivel instalar plugins no WordPress.com.

Gostou do Artigo?
Subscreva ao blog e deixe um comentário.

Anúncios