Otimização de Sites é o conjunto de estratégias com o objectivo de potencializar e melhorar o posicionamento de um site nas páginas de resultados dos motores de busca. Google é considerado o melhor motor de busca por muitos webmaster ele avalia os sites em diferentes aspectos referidos abaixo, sendo assim, os sites que aparecem nas primeiras páginas do google podem receber milhares de visitas por dia, o que é bastante bom, por esse motivo todos os bloggers e webmasters tentam optimizar os seus sites ao máximo para conseguir conquistar as primeiras páginas do google.

Critérios de classificação de um website

Para classificar os sites, os mecanismos de busca levam em consideração os seguintes aspectos:

  • Tempo de registro do domínio (Idade do domínio)
  • Idade do conteúdo
  • Freqüência do conteúdo: regularidade com a qual novo conteúdo é adicionado
  • Tamanho do texto: número de palavras acima de 200-250
  • Idade do link e reputação do site que o aponta
  • Características padrão da página
  • Pontuação negativa sobre as características da página
  • Originalidade do conteúdo
  • Termos relevantes utilizados no conteúdo
  • Google Pagerank (usado apenas no algoritmo do Google)
  • Quantidade de links externos
  • O texto âncora contido nos links externos
  • Relevância do site que linka para o seu website
  • Citações e fontes de pesquisa
  • Termos relacionados na base de dados do mecanismo de busca
  • Ritmo de aquisição dos links de chegada: muitos ou incremento muito rápido pode indicar atividade de comercial de compra de links
  • Texto próximos aos links que apontam para fora e os links de chegada. Um link acompanhado das palavras “links patrocinados” pode ser ignorado
  • Uso da tag “rel=nofollow” para esculpir o ranking interno do website
  • Profundidade do documento no site
  • Ritmo de remoção dos links que apontam para o site
  • Uso de sub-domínios, uso de palavras-chave em sub-domínios e volume de conteúdo nos sub-domínios, com pontuação negativa para esta atividade
  • Conexões semânticas dos documentos servidos
  • IP do serviço de hospedagem e o número/qualidade dos demais sites hospedados lá
  • Uso de redireccionamentos 301 ao invés de redireccionamentos 302 (temporário)
  • Mostrar um cabeçalho de erro 404 em vez de 200 para páginas que não existem
  • Uso adequado do arquivo robots.txt
  • Frequência de tempo em que servidor se encontra ativo
  • Se o site mostra conteúdo diferente a diferente tipos de usuários ou crawlers
  • Links “quebrados”
  • Conteúdo inseguro ou ilegal
  • Qualidade da codificação HTML, presença de erros no código
  • Taxa real de cliques observados pelo mecanismo de busca para as listas exibidas na SERPs
  • Classificação de importância feita por humanos nas páginas com acessos mais frequentes

Dicas para Optimizar o seu WebSite

  • Usar um título pequeno, único e relevante ao conteúdo do site.
  • Edição das páginas web, para que elas mostrem assunto relevantes.
  • Aumentar o número de conteúdo relevante do site.
  • Utilização de uma descrição “meta” de tamanho otimizado (160 caracteres aproximadamente), que seja adequada ao conteúdo relacionado.
  • Ter certeza que todas as páginas são acessíveis pelos links regulares, e não por algum script, ou outro método que dificulte o entendimento pelos motores de busca.
  • Desenvolvimento de links por métodos naturais, como é descrito nas principais recomendações.
  • Participação em webring com outros websites é permitido desde que os demais sejam independentes, relevantes ao mesmo tópico, e comparáveis em qualidade.
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