Um tema para o WordPress é um conjunto de ficheiros que trabalham em grupo para produzir uma interface gráfica com um projecto de unificação de base para um blog. Esses ficheiros têm o nome de ficheiros de tema. Um tema modifica a forma como o site é exibido, sem modificar o software subjacente. Os temas podem incluir ficheiros personalizados, modelos, ficheiros de imagens ( .jpg ; .gif ), folhas de estilos ( .css ), bem como quaisquer outros ficheiros de código necessário ( .php).

Obter novos temas

WordPress Theme Directory é o site oficial de temas para o WordPress. Todos os temas presentes no site foram verificados e controlados, e são de livre utilização (download gratuito).

Utilizar Temas

O WordPress na sua instalação padrão, vem com dois temas. Você pode alternar entre esses dois temas utilizndo o painel de administração ou pode adicionar mais temas ao WordPress entrando no:

Painel de Administração Apresentação  Temas Adicionar Novo.

Existem muitos temas disponíveis para download divididos em diferentes categorias, que iram trabalhar correctamente com a sua instalação do WordPress.

Se o tema que você quer instalar fornece instruções de instalação, certifique-se de ler e seguir as instruções para a instalação bem-sucedida do tema. É recomendável que os desenvolvedores  do Tema forneçam instruções de instalação para os seus próprios temas, porque estes podem fornecer uma funcionalidade especial que pode requerer mais passos do que as etapas de instalação base incluídas aqui. Se o tema não funciona depois de seguir as instruções fornecidas abaixo, por favor contacte o autor do tema para a ajuda .

Para adicionar um novo tema na sua instalação do WordPress, siga estes passos básicos:

  1. Baixe o arquivo do tema e extraía os arquivos que ele contém. Siga as orientações fornecidas pelo autor do tema.
  2. Utilize um cliente de FTP para conectar-se ao servidor web, crie uma pasta para conter o tema no wp-content/themes/pasta. Por exemplo, um tema chamado teste deve estar ter a seguinte estrutura de pastas  wp-content/themes/teste.
  3. Faça o upload dos arquivos do tema para o novo directório no seu servidor web.
  4. Siga as instruções abaixo para activar o tema desejado.

Activar um Tema

Para seleccionar um tema para o seu site/blog siga os passos abaixo:

  1. Entre no Painel de Administração do WordPress.
  2. Seleccione o menu Aparência → Temas.
  3. Dos Temas disponíveis, escolha o que quer utilizar e clique em “activar”
Anúncios