A partir do WordPress 3.0 (ou superior) , você tem a capacidade de criar uma rede de sites (vários sites numa única instalação WordPress). Neste artigo estão as instruções para criar  a sua própria rede. A criação de uma rede é um processo avançado, por este motivo deverá seguir todos os passos deste artigo.

Alerta! Na versão WordPress 3.1, o menu de Super Admin foi substituído pelo administrador de redes. Procure no cabeçalho no canto direito onde diz “Olá, seunome – Administrador de Redes – Log Out”. O link é “administrador de rede.” Basta clicar em Administrador de Redes para administrar a sua rede.

 

Antes de começar:

Requisitos do Servidor

Como esse recurso requer uma configuração do servidor extra e maior capacidade técnica, por favor, verifique com seu serviço de hospedagem se eles apoiam o uso deste recurso. Não é recomendável tentar isso numa hospedagem compartilhada. O seu site adicional pode ser criado como:

  • § Sub-domínio – site1.example.comsite2.example.com
  • § Sub-diretório – example.com/site1 example.com/site2

Também é possível mais tarde, através do uso de um plugin como o WordPress MU Domain Mapping , adicionar domínios aos seus sites adicionais.

Sub-diretório

Ele funciona com a utilização de  mod_rewrite, o servidor terá de ter a capacidade de ler o arquivo .htaccess Se já estiver utilizando permalinks no seu blog, então  os sites no subdiretório irão funcionar bem.

Sub-domínio (Não Aconselhado) – Neste artigo não iremos ensinar a utilizar subdomínios nos sites da sua rede, visto que para utilizar este recurso são necessárias configurações avançadas no servidor apache. Esta informação estará disponível mais tarde no {+}curso Profissão ProBlogger.

Configurações e Requisitos do WordPress

  • Você não pode criar uma rede , nos seguintes casos:
    • “O endereço (URL) da sua instalação WordPress” é diferente do “Endereço do site (URL)”, ou seja, não pode ter a sua instalação WordPress dentro de uma pasta como “public_html/wordpress” .
    • “O endereço (URL) do WordPress” utiliza um número de porta diferente de ‘: 80’, ‘: 443 (isto normalmente acontece quando tem o WordPress no seu “localhost”.

 

Etapa 1: Backup do seu WordPress

O seu WordPress será atualizado quando criar a sua rede. Por isso deverá criar um backup do todos os arquivos e da sua base de dados.

 

Passo 2: Permitir Multisite

Para ativar o menu de rede, deverá abrir o seu arquivo wp-config.php e acrescente esta linha acima da linha que diz  /* That's all, stop editing! Happy blogging. */:

 

define('WP_ALLOW_MULTISITE', true);

Passo 3: Instalar uma Rede

Visite a Administração > Ferramentas > Rede.

  • Agora insira o seu e-mail e o nome que deseja para a sua rede.

Passo 4: Ativação da Rede

Primeiro, faça backup dos arquivos wp-config.php.htaccess .

Crie uma pasta blogs.dir na pasta “wp-content”

Esta pasta é usada para armazenar os uploads dos seus sites adicionais e deverá ter a permissão de escrita “chmod 7-7-7”

Adicione a seguinte instrução gerada pelo seu WordPress ao seu arquivo wp-config.phpantes da linha que diz /* E é tudo! Bom blogging. */

Adicione ao seu arquivos .htaccess as regras geradas pelo seu WordPress, substituindo outras regras WordPress.

Passo 5: Configurações da Rede Admin

Na versão 3.0, você tinha um novo menu para o Super Admin , mas se utilizar a versão 3.1 o link pode ser encontrado na parte superior direita de todas as telas de administração, pelo seu nome.

Coisas que Você Precisa Saber

Aqui estão algumas coisas adicionais que você poderá precisar saber sobre a administração avançada da sua rede.

Acesso do Usuário

Por padrão, todos os usuários que são adicionados à sua rede terão a funcionalidade de assinante.

Além disso, os administradores não conseguem instalar novos temas ou plugins. Somente o administrador da rede (também conhecido como Super Admin) tem essa capacidade.

Dúvidas? Deixe um comentário…

Anúncios