Antes de começar, certifique-se de obedecer aos requisitos mínimos.

Se considerar a actualização devido a problemas de segurança, garanta que o software subjacente é actualizado, bem como, por exemplo, a sua versão do PHP ou a versão do banco de dados MySQL.

Actualização automática

As versões mais recentes do WordPress possuem um recurso de actualização automática. Pode iniciar a actualização clicando no link que aparece na mensagem  “Está disponível a nova versão XX” ou indo ao menu Ferramentas -> Upgrade.

Às vezes a actualização automática pode falhar, por isso lembre-se de fazer backup de seus dados e desactivar todos os plugins antes de iniciar a actualização.

Se a actualização automática não funcionar, terá de optar pela actualização manual.

Actualização Manual

Para estas instruções, presume-se que o URL do seu blog é http://example.com/wordpress/. Durante o processo de actualização, o seu blog não vai estar disponível para seus visitantes.

Passo 0: Antes de começar

  • Para prevenir possíveis erros, faça um backup de todos os seus dados.
  • Certifique-se que o nome de usuário do banco de dados registado para o WordPress tem permissão para criar, modificar e excluir tabelas no banco de dados. Se instalou o WordPress da forma padrão, e nada mudou desde então, está tudo como deve ser.
  • Desactive todos os plugins.

Passo 1: Substituir o WordPress

1. Faça download da última versão do WordPress. Faça o download e extraia para seu computador ou baixe directamente para o servidor.

2. Delete as pastas wp-includeswp-admin. O mais fácil é renomeá-las para o caso de algo dar errado, você ainda poderá reverter a situação.

3. Copie os arquivos novos do WordPress para o servidor, sobrescrevendo os arquivos antigos, excepto talvez a pasta wp-content (onde estão seus temas e plugins). Você pode usar FTP ou comandos shell para fazer isso ou usar o serviço do servidor. Veja só, deve substituir todos os arquivos do directório raiz do WordPress!

NOTA: A pasta wp-content requer tratamento especial, assim como os plugins e pastas de temas. Faça download da pasta para seu computador e reenvie depois que tudo estiver funcionando.

Tome cuidado para preservar o conteúdo do arquivo wp-config.php no directório raiz! Este arquivo contém as configurações atuais para a sua instalação existente, por exemplo, formato de dados. Ocasionalmente, as novas versões do WordPress adicionam instruções para este arquivo. (Por exemplo, na versão 2.5 a variável SECRET_KEY foi adicionado). Compare o arquivo existente com o novo arquivo de instalação que é chamado wp-config-sample.php. Você pode copiar o antigo arquivo wp-config.php, renomeá-lo para para BKwp-config.php, crie um novo arquivo wp-config.php e adicione as novas chaves se houver.

Passo 2: Actualize sua instalação

Visite sua página index.php em WordPress/wp-admin. Pode ser convidado a se logar novamente.  Se uma actualização de banco de dados é necessária, neste ponto, WordPress irá detectá-la e dar-lhe um link para uma URL como http://example.com/wordpress/wp-admin/upgrade.php. Siga esse link e siga as instruções. Isto irá actualizar o banco de dados para ser compatível com o código mais recente.

Passo 3:

A instalação do WordPress foi actualizado com êxito!

Ajuda do WordPress Codex

Dúvidas? Deixe um comentário…